Revitalizar uma identidade visual

 

Ao longo do tempo a rotina, a burocracia e, às vezes, a pressa em se produzir uma peça de comunicação institucional, promocional ou administrativa, faz com que a aplicação da identidade visual de uma empresa , seja um procedimento mecânico, repetitivo e nem um pouco criativo, transformando o logotipo, principal elemento de reconhecimento de uma empresa,  em um carimbo, colocado em um canto de um impresso, fachada, blog, site ou folhetos, simplesmente  apenas para constar como remetente.

 

De tempos em tempos é importante avaliarmos o que aconteceu com o nosso símbolo e/ ou logotipo e com os outros elementos de reconhecimento visual no conjunto de nossa comunicação. Se sofreram deformações, distorções, se as cores se preservaram  tanto nas aplicações impressas como nas digitais, se continua  sendo mantida  a sua capacidade de visibilidade e leitura e se ainda tem a proeminência que sempre desejamos.

 

Nem sempre a revitalização de uma identidade visual nos obriga a um redesenho ou uma mudança total no símbolo e/ou logotipo. 

Muitas vezes apenas ajustes, revisão na tipologia utilizada e o desenvolvimento de um novo house-style  são suficientes para transmitirmos aos nossos públicos o vigor de nossa marca, atribuindo a essa revitalização novas posturas e atributos.

 

Mudanças mais radicais na identidade visual só devem ser desenvolvidas quando são estratégicas e em função de novos posicionamentos de mercado, novas gestões, etc., e sempre acompanhados de um plano de comunicação.

 

A On Art Design é uma empresa que está há 32 anos no mercado desenvolvendo projetos de criação, revisão, revitalização e implantação de projetos de identidade visual, bem como seus respectivos manuais, possibilitando um uso mais criativo e permitindo um controle mais rigoroso e constante das aplicações.